Sessão Solene comemora os 121 anos de Campo Alegre
21954
post-template-default,single,single-post,postid-21954,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.5.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Alesc realiza sessão solene em homenagem aos 121 anos de Campo Alegre

Alesc realiza sessão solene em homenagem aos 121 anos de Campo Alegre

Deputado Silvio Dreveck, natural do município, presta homenagem aos 121 anos de Campo Alegre

Homenagem lotou o auditório da Câmara de Vereadores

Conhecida tanto como Paraíso da Serra quanto como Capital Catarinense da Ovelha, Campo Alegre – município de aproximadamente 12 mil habitantes, localizado na região Norte do estado – foi homenageado na noite desta quinta-feira (15) com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, pela passagem dos seus 121 anos de emancipação política e administrativa.

A solenidade, realizada por solicitação do deputado Silvio Dreveck (PP), aconteceu no espaço cultural anexo à Câmara de Vereadores do município e reuniu lideranças políticas, empresários e representantes de entidades sociais da região.

Em seu discurso, Dreveck, que é natural do município, destacou o espírito ordeiro e trabalhador da população local e a pujança da sua economia, na qual se ressaltam os setores da agricultura, ovinocultura e indústria moveleira.

A cidade, que até o 18 de março de 1897 era um distrito de São Bento do Sul, também era inicialmente conhecida como Froeliches Feld pelos seus colonizadores alemães. A denominação, que na tradução para o português ficou Campo Alegre, fazia referência às belas paisagens naturais da localidade.

“Evidentemente que temos elementos mais que suficientes para fazer esse reconhecimento, que foi solicitado por este parlamentar e foi aprovado por todos os deputados da Assembleia Legislativa. Que as pessoas aqui citadas nesta noite, representem a todos os campo-alegrenses, que tanto enaltecem a nossa região e o nosso estado”, disse Dreveck.

Já o deputado Antonio Aguiar (MDB), destacou que Campo Alegre é atualmente a porta de entrada para o Planalto Norte e dona de um ar puro e uma qualidade de vida que contribuem para que seus habitantes tenham uma das expectativas de vida mais altas no país. O parlamentar, que é o autor da lei que oficializou a cidade como a capital catarinense da ovelha, também se disse orgulhoso por ter recebido, no ano de 2008, o título de cidadão campo-alegrense.

Falando em nome dos homenageados, Ocimar Deoclécio Baptista, que atuou como vereador de Campo Alegre entre 1989 e 1996, relembrou o trabalho conjunto que possibilitou o desenvolvimento da cidade. Ele destacou, entretanto, a contribuição de Therezinha Foitte, primeira mulher a ser eleita vereadora e a alcançar a presidência do Legislativo municipal. “Com o seu sorriso fácil, suas palavras que não deixavam dúvidas, o seu objetivo maior era diminuir sofrimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com ela aprendi que o objetivo maior da política é servir o próximo.”

Outro homenageado da noite, o prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, agradeceu a solenidade realizada pela Assembleia Legislativa e convidou todos os presentes a participarem da próxima edição da Festa Estadual da Ovelha, que acontece no município entre os dias 16 e 18 deste mês. “Nós, campo-alegrenses, nos sentimos muitos felizes por esta homenagem, que nos chega em um momento muito especial. Além do aniversário da cidade, celebrado no próximo dia 18, teremos a 20a Festa Estadual da Ovelha, da qual gostaríamos que todos vocês participassem, para torná-la ainda mais bonita.”

Homenageados
Na ocasião também foram homenageados com placas e certificados, pessoas e entidades que contribuíram com o desenvolvimento do município.

Rubens Blaszkowski, atual prefeito de Campo Alegre;
José Ernesto Froehner, prefeito de Campo Alegre entre 1983 e 1988;
Francisco Kohler, prefeito de Campo Alegre entre 1989 e 1992;
Manuel Rodriguez Del Olmo, prefeito de Campo Alegre entre 1997 e 2000;
Renato Bahr, prefeito de Campo Alegre entre 2001 e 2008;
Vilmar Grosskopf; prefeito de Campo Alegre entre 2009 e 2012 e vice-prefeito entre 2005 e 2008;
Therezinha Foitte, primeira mulher vereadora e presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre;
Irmã Assumpta Brandalise; no ato representando o Hospital São Luiz;
Nisseto Telma, presidente da Cooperativa de Produtores de Erva Mate;
Eulália Dziedicz;
Manolo Del Olmo;
Ivo Romeu Pauli;
Luzia Cubas Munhoz;
Nédia Maria Scheffer;
Amaury Schwarz;
Antonio Hortz;
Donaldo de Souza Freitas;
Laurindo May;
Ocimar Deoclécio Baptista;
Veríssimo Telma;
Vilmar Meurer da Costa;
Romão Blaszkowski;
Jair Pedro Guidini;
Adili Drefhal (in memoriam), no ato representado pelo seu filho, Egon Drefhal

Veja a galeria de fotos clicando neste link e neste link

Texto de
Alexandre Back
Agência AL