Alesc realiza sessão solene em homenagem aos 121 anos de Campo Alegre
Conhecida tanto como Paraíso da Serra quanto como Capital Catarinense da Ovelha, Campo Alegre – município de aproximadamente 12 mil habitantes, localizado na região Norte do estado – foi homenageado na noite desta quinta-feira (15) com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, pela passagem dos seus 121 anos de emancipação política e administrativa.
A solenidade, realizada por solicitação do deputado Silvio Dreveck (PP), aconteceu no espaço cultural anexo à Câmara de Vereadores do município e reuniu lideranças políticas, empresários e representantes de entidades sociais da região.
Em seu discurso, Dreveck, que é natural do município, destacou o espírito ordeiro e trabalhador da população local e a pujança da sua economia, na qual se ressaltam os setores da agricultura, ovinocultura e indústria moveleira.
A cidade, que até o 18 de março de 1897 era um distrito de São Bento do Sul, também era inicialmente conhecida como Froeliches Feld pelos seus colonizadores alemães. A denominação, que na tradução para o português ficou Campo Alegre, fazia referência às belas paisagens naturais da localidade.
“Evidentemente que temos elementos mais que suficientes para fazer esse reconhecimento, que foi solicitado por este parlamentar e foi aprovado por todos os deputados da Assembleia Legislativa. Que as pessoas aqui citadas nesta noite, representem a todos os campo-alegrenses, que tanto enaltecem a nossa região e o nosso estado”, disse Dreveck.
Já o deputado Antonio Aguiar (MDB), destacou que Campo Alegre é atualmente a porta de entrada para o Planalto Norte e dona de um ar puro e uma qualidade de vida que contribuem para que seus habitantes tenham uma das expectativas de vida mais altas no país. O parlamentar, que é o autor da lei que oficializou a cidade como a capital catarinense da ovelha, também se disse orgulhoso por ter recebido, no ano de 2008, o título de cidadão campo-alegrense.
Falando em nome dos homenageados, Ocimar Deoclécio Baptista, que atuou como vereador de Campo Alegre entre 1989 e 1996, relembrou o trabalho conjunto que possibilitou o desenvolvimento da cidade. Ele destacou, entretanto, a contribuição de Therezinha Foitte, primeira mulher a ser eleita vereadora e a alcançar a presidência do Legislativo municipal. “Com o seu sorriso fácil, suas palavras que não deixavam dúvidas, o seu objetivo maior era diminuir sofrimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com ela aprendi que o objetivo maior da política é servir o próximo.”
Outro homenageado da noite, o prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, agradeceu a solenidade realizada pela Assembleia Legislativa e convidou todos os presentes a participarem da próxima edição da Festa Estadual da Ovelha, que acontece no município entre os dias 16 e 18 deste mês. “Nós, campo-alegrenses, nos sentimos muitos felizes por esta homenagem, que nos chega em um momento muito especial. Além do aniversário da cidade, celebrado no próximo dia 18, teremos a 20a Festa Estadual da Ovelha, da qual gostaríamos que todos vocês participassem, para torná-la ainda mais bonita.”
Homenageados
Na ocasião também foram homenageados com placas e certificados, pessoas e entidades que contribuíram com o desenvolvimento do município.
Rubens Blaszkowski, atual prefeito de Campo Alegre;
José Ernesto Froehner, prefeito de Campo Alegre entre 1983 e 1988;
Francisco Kohler, prefeito de Campo Alegre entre 1989 e 1992;
Manuel Rodriguez Del Olmo, prefeito de Campo Alegre entre 1997 e 2000;
Renato Bahr, prefeito de Campo Alegre entre 2001 e 2008;
Vilmar Grosskopf; prefeito de Campo Alegre entre 2009 e 2012 e vice-prefeito entre 2005 e 2008;
Therezinha Foitte, primeira mulher vereadora e presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre;
Irmã Assumpta Brandalise; no ato representando o Hospital São Luiz;
Nisseto Telma, presidente da Cooperativa de Produtores de Erva Mate;
Eulália Dziedicz;
Manolo Del Olmo;
Ivo Romeu Pauli;
Luzia Cubas Munhoz;
Nédia Maria Scheffer;
Amaury Schwarz;
Antonio Hortz;
Donaldo de Souza Freitas;
Laurindo May;
Ocimar Deoclécio Baptista;
Veríssimo Telma;
Vilmar Meurer da Costa;
Romão Blaszkowski;
Jair Pedro Guidini;
Adili Drefhal (in memoriam), no ato representado pelo seu filho, Egon Drefhal
Veja a galeria de fotos clicando neste link e neste link
Texto de
Alexandre Back
Agência AL